10/10/2020 às 13:19

Pôr do Sol de Cacha Pregos

76
2min de leitura

Conhecida por ser dona do melhor pôr do sol de toda ilha, a Vila de Cacha Pregos localizada na Ilha de Vera Cruz/BA tem os cenários mais exuberantes exaltando assim a simplicidade e o carisma dos nativos deste paraíso.

A praia tem areias brancas, mar calmo e profundo de um lado e manguezais do outro e se concentra no extremo sul da ilha. A água escura é devido ao contato com o rio e forte correnteza, é cercada por um coqueiral e tem vista para a Ponta do Garcez, que fica localizada no município de Jaguaripe, no continente. A praia é movimentada e dali saem passeios de barco para a região conhecida como Pantanal Baiano. Uma vila de pescadores também fica nos arredores desta praia.

Diz a história que o português Arkileu deu origem ao nome da localidade de Cacha Pregos associando-o às palavras “caixa” e “peixe-prego”. O motivo desta associação está na presença desta espécie de peixe que costuma ficar presa nas poças (como caixas) das águas marinhas da praia de Cacha Pregos. Essa história está orgulhosamente registrada em um monumento de pedra em forma de livro, na rua do Porto.

Comum no Nordeste, trata-se de um desvio lingüístico. No português arcaico é “cacha-pregos”, nome de um vilarejo da ilha de Itaparica, Bahia, assim chamado devido a sua atividade pesqueira. “O verbo cachar quer dizer esconder e veio do francês cacher, que, por sua vez, tem origem no latim coactare”, diz Américo Venâncio Filho, lingüista da Universidade Federal da Bahia. Cacha-pregos seria algo como “esconde-pregos”, pois os peixes-pregos que entram no rio Jaguaripe não conseguem voltar ao mar por causa da maré baixa. Como Cacha-pregos ficava longe da capital, Salvador, os pescadores que iam até lá o transformaram em sinônimo de lugar distante.

10 Out 2020

Pôr do Sol de Cacha Pregos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que posso ajudar? Em caso de duvidas estou disponível no Whats.
Logo do Whatsapp